Teve início ontem, as 14:00hs (horário de brasília), a WWDC 2017, que é a conferência anual de desenvolvedores da Apple. O evento foi marcado por atualizações de sistema e algumas apresentações de hardware (algumas esperadas, outras não). Preparamos um super resumo de tudo que aconteceu no primeiro dia da conferência:

A melhor WWDC de todos os tempos

Tim Cook subiu ao palco dizendo que seria a melhor WWDC de todos os tempos. Ele ainda citou o número de desenvolvedores registrados: 16 milhões. Em seguida, mostrou novidades no tvOS, sistema operacional da Apple TV. Por aqui, não houveram muitas novidades, a não ser a disponibilidade do App da Amazon Prime na Apple TV.

Amazon Prime - Apple TV
Amazon Prime – Apple TV

Novidades para o watchOS

Em seguida, dando continuidade a WWDC 2017, foi apresentado o watchOS 4 (sistema operacional do Apple Watch), que agora traz mais integração com a Siri, possibilidade do usuário usar animações da animação da Disney “Toy Story” na tela, melhorias no monitoramento de atividades físicas e também uma atualização no aplicativo de música do relógio da Apple, que agora recomendam músicas que possam ser do interesse do usuário.

Apple Watch com tema Toy Story
Apple Watch com tema Toy Story

Para a atualização do Apple Watch, também foram apresentadas melhorias para a Siri, com uma interface única com as informações sugeridas pela assistente virtual, e uma série de alterações visuais no sistema (visando melhor usabilidade).

macOS sem muitas mudanças na WWDC 2017

Também foram apresentadas algumas (poucas) mudanças para o maOS, mas nada de macOS 11: O nome do novo sistema operacional do Mac se leva esse ano o nome de macOS High Sierra e trouxe diversas atualizações no quesito segurança segurança e melhorias no aplicativo do Mail e Fotos.

iMac com macOS High Sierra
iMac com macOS High Sierra

A atualização chegará para os dispositivos:

  • MacBook ou iMac: fim de 2009 ou superior;
  • MacBook Air,
  • MacBook Pro,
  • Mac mini e Mac Pro: 2010 ou superior.

iOS 11 – Grandes (mas não muito) novidades

A atualização mais esperada pelos fãs foi, com certeza, a do iOS 11, que veio com diversas mudanças no design e melhorias na usabilidade.

iOS 11 - Novidades
iOS 11 – Novidades

O aplicativo Mensagens agora pode fazer pagamentos entre duas pessoas através do Apple Pay (que infelizmente não funciona no Brasil por questões burocráticas). A Siri agora ficou ainda mais inteligente e mostrará mais coisas do seu interesse (essa é uma promessa feita todos os anos). Além de mudanças no algoritmo da assistente pessoal, a WWDC 2017 trouxe novidades para a interface da IA.
Também será possível através do iOS 11, editar as Live Photos (Fotos que se mexem) e torna-las repetitivas, um efeito similar ao Boomerang do Instagram (Amamos isso). Trouxe ainda melhorias no aplicativo Mapas e no Music.

iOS 11 no iPhone e iPad
iOS 11 no iPhone e iPad

A interface de inicial do iOS não sofreu grandes alterações, e isso já era esperado. Porém, algumas funcionalidades tiveram grandes alterações e trouxeram mudanças que ninguém nunca pensou. Começando pela App Store, que finalmente teve seu design totalmente renovado.

App Store - iOS 11
App Store – iOS 11

Nós também precisamos falar da Central de Controle, que agora está no estilo de “Cards”, tendência nunca vista nos iDevices. Essa novidade mal chegou e não está sendo aprovada pelos fãs da maçã. A Central de Notificações também recebeu mudanças, mas nada drástico.

Já no estilo “retrô”, nos fazendo lembrar do iOS 6, tivemos a alteração do ícone de sinal da operadora, que agora não conta mais com “bolinhas” e sim de barras (Meio Android). Realmente parece o sistema do google, mas em 2007, o ícone de sinal do iPhone já era expressado em forma de barras.

iOS 11
iOS 11

A nova atualização não estará mais disponível para os modelos 5 e 5c de iPhones, que ainda são bastante populares aqui no Brasil, especialmente o iPhone 5c.
Esses são os dispositivos que receberão a atualização do iOS 11:

  • iPhones 7 e 7 Plus
  • iPhones 6s e 6s Plus
  • iPhones 6 e 6 Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 5s
  • iPad
  • iPads Pro (9,7″, 10,5″ e 12,9″)
  • iPad de quinta geração
  • iPads Air e Air 2
  • iPads mini 2, mini 3 e mini 4
  • iPod touch
  • iPod touch de sexta geração

WWDC 2017 com Hardware? Sim!

A Apple apresentou também durante o evento algumas alterações de hardware, e o primeiro novo brinquedo a receber alterações na apresentação foi o MacBook, que teve seus modelos atualizados com processadores melhores. Tivemos ainda o lançamento do iMac Pro, que trará um processador Intel Xeon de 8, 10 ou 18 núcleos, GPU Radeon Vera de até 16 GB de VRAM, 128 GB de ECC RAM, quatro portas Thunderbolt 3 e uma porta Ethernet de 10 Gbps. (Resumindo: é muito potente!) Ahh, e não podemos esquecer: Agora o iMac está disponível também na cor Cinza!

A Apple lançou ainda os novos iPad Pro, que agora tem telas maiores (10,5″ e 12,9″). O tablet ainda traz um chip A10X (que é muito potente), câmeras traseira e frontal de 12MP e 7MP respectivamente, promessa de uma bateria de duração de 10 horas e variações de armazenamento de 64GB, 256GB e 512GB (Sim! E tem quem aposta em um iPhone 8 com esse último armazenamento). O iPad traz também uma função que traz o Doc do macOS para o tablet na parte inferior. Algumas demonstrações com realidade aumentada usando o grande iDevice também foram feitas no palco.

iPad Pro - iOS 11
iPad Pro – iOS 11

Por último, tivemos o lançamento da caixa de som inteligente da Apple, com um nome bem peculiar: HomePod. O novo produto vem equipado com um processador A8 e conta ainda com a Siri. Chegará as lojas americanas em Dezembro, custando $349,00.

Home Pod - WWDC 2017
Home Pod – WWDC 2017

Curtiram o nosso resumo? Comentem!