Apesar das grandes novidades apresentadas na WWDC 2017 sobre o iOS 11, o sistema esta recheado também de bugs, e isso é normal, já que a única versão disponível até agora é a Beta para desenvolvedores, e não visa o usuário final (nem os usuários do programa Beta Public). Para os curiosos que não aguentaram a espera até Setembro, preparamos um tutorial para fazer o downgrade do iOS 11 para a versão 10.3!

Primeiro de tudo: Backup!

Só há uma maneira de realizar a restauração para uma versão anterior e ainda assinada do iOS, e o procedimento apaga todos os dados do usuário, logo, é recomendado a todos que façam um backup no iTunes ou pelo celular via iCloud dos dados presentes no iDevice.

Pelo iCloud:

  • Conecte o dispositivo a uma rede Wi-Fi.
  • Acesse Ajustes > [seu nome] e toque em iCloud. (Se você usar o iOS 10.2 ou anterior, acesse Ajustes, role a tela para baixo e toque em iCloud).
  • Toque em Backup do iCloud. …
  • Toque em Efetuar Backup Agora. …
  • Certifique-se de que o backup foi concluído.

iTunes

Depois de ter feito o Backup, precisamos acessar o iTunes para prosseguir com nosso processo de downgrade do iOS 11. Primeiramente, coloque o cabo no seu iPhone e conecte o mesmo no computador. Talvez você precisará desbloquear o iPhone e clicar em “Confiar neste computador” para que o programa reconheça o seu iDevice.

Downgrade do iOS 11 - iTunes
Downgrade do iOS 11 – iTunes

Logo após, clique na aba “Resumo”, ou Summary se o seu iTunes estiver em inglês. Se você conseguiu ver as informações do seu aparelho, como na imagem acima, você já pode prosseguir.

Desativando o Buscar meu iPhone

Para que possamos continuar com o processo de downgrade do iOS 11, é necessário que desativemos nas configurações do iDevice o recurso Buscar meu iPhone.

  • Em um dispositivo iOS: acesse Ajustes > iCloud e toque para desativar o Buscar [dispositivo].
Buscar meu iPhone - iOS 11
Buscar meu iPhone – iOS 11

Para que o recurso possa ser desativado, é necessário que o usuário digite a senha do ID Apple cadastrado.

Finalizando o Downgrade do iOS 11

Se tudo deu certo até agora, nós podemos continuar: É hora de restaurar o seu iPhone 🙁

Restaurando iPhone

Como na imagem acima, você deve clicar no botão “Restaurar iPhone” ou “Restore iPhone”. Depois de feito isso, o processo é um pouco demorado e você NUNCA, JAMAIS, deve remover o cabo do seu celular até que o iTunes tenha finalizado o processo. O Smartphone deve reiniciar várias vezes durante o processo.

Restaurando o Backup

Se antes de efetuar o processo de downgrade do iOS 11, você fez o Backup de seus dados, você pode transferir o seu backup diretamente do iTunes, clicando no botão indicado na imagem abaixo:

Restaurando backup - iOS
Restaurando backup – iOS

Depois disso, seu iDevice já deve estar em uma versão estável do iOS!