Não há como negar que Steve Jobs inovou grandemente na criação do iPhone. Uma revolução gigantesca no mundo tecnológico, que não impulsionou somente a Apple, mas também todo o mercado de gadgets, Hoje, comemoramos os 10 anos do lançamento do primeiro iPhone, e queremos trazer de volta as inovações apresentadas, a apresentação e claro, as falas do mestre Steve!

iPhone 10 anos: Steve Jobs

Steve era visionário e um empreendedor nato, mas acima de tudo, amava as suas criações. Em cada apresentação feita por ele, uma chuva de elogios caiam sobre seus produtos, o que para alguns dava uma alma ao palco; Ele de fato amava o que fazia, e fazia com amor. Vamos relembrar alguns momentos para comemorar a festinha “iPhone 10 anos“, com vocês: Um trecho da apresentação do primeiro iPhone!!

O iPhone de 2007

Hoje a Apple vai reinventar o telefone – Steve Jobs

Como acabamos de ver acima, o primeiro iPhone (ou iPhone 2G) levou o público do auditório ao delírio. Uma mistura de iPod, Telefone e Internet. A principal queixa de Steve era o teclado dos modelos atuais, que não podiam ser alterados ou escondidos quando o usuário não precisavam mais dele. Confira as principais especificações do aparelho que, segundo Jobs, funcionava como mágica!

  • Tela de 3.5 polegadas, com resolução 320×480 – Uma tela enorme, quando comparamos os atuais modelos de celulares de 2007.
  • Multi-Touch – A tecnologia TouchScreen já existia na época, porém pouco utilizada no mercado de mobiles. O que a Apple fez foi permitir com que o iDevice reconhecesse mais de um toque na tela.
  • Câmera de 2Mp – Sem flashes na parte de traz, e sem uma câmera frontal (Não haviam Selfies nem FaceTime na primeria versão).
  • Sem GPS – Por incrível que pareça, o iPhone 2G não possuía uma antena GPS.
  • Não havia um Player de vídeo – Isso apareceu como novidade em futuras versões.
  • Acesso a Internet através de Wi-Fi e Redes Móveis.
  • Bluetooth.

iPhone 10 anos – App Store

A App Store, sem dúvidas foi uma das maiores revoluções que a Apple poderia trazer para um smartphone. A partir daquele evento, foi possível que desenvolvedores criassem suas aplicações e as deixassem expostas para um público gigante, criando um catálogo monstruoso de opções de Apps para os mais deferentes tipos de usuários; A Inovação disruptiva só estava começando no mundo.

iPhone 10 anos - App Store
iPhone 10 anos – App Store

iPhone 2G – Câmera

Não podíamos deixar de falar da queridinha da Apple. Mesmo não sendo ainda iSight, a câmera do primeiro iPhone era de dar inveja na concorrência. Seus 2 Megapixels davam um show de desempenho e entregavam fotos claras e nítidas; Aquela velha qualidade que sempre conhecemos.

iPhone 10 anos - Camera
iPhone 10 anos – Camera

iPhone 2G – Gestos

Com o reconhecimento de vários toques na tela, a grande sacada da Apple foi adicionar gestos ao iOS, uma das características que sempre fez com que os produtos Apple se diferenciassem no mercado. Um dos gestos mais utilizados, e que acabou sendo um padrão no mercado de dispositivos móveis é o movimento de pinça, onde movemos 2 dedos pressionados na tela para aumentar ou diminuir uma imagem na tela (Zoom).

Vale lembrar, que o iPhone 2G foi o primeiro smartphone a usar uma tela Capacitiva, ou seja, que não necessitava ao usuário aplicar uma certa “forcinha” para ter seus dedos reconhecidos pelo iDevie.

iPhone 10 anos - iOS
iPhone 10 anos – iOS

Sem canetas Stylus..

As canetas Stylus eram uma tendência na época, mas Steve Jobs não gostava da ideia. Na apresentação, o CEO brincou dizendo de forma grossa que canetas não seriam uma boa maneira de usuários interagirem com o iPhone.

Caneta Stylus - <a href=
iPhone 10 anos” width=”600″ height=”350″ /> Caneta Stylus – iPhone 10 anos

Alguns fãs são contra a Apple Pencil(Caneta usada no iPad Pro) até hoje, pelo simples fato de que Jobs jamais gostou desse tipo de acessório.

Conexão com a internet

Com o iPhone 2G, foi possível pela primeira vez, navegar por páginas da Web através de um smartphone. Um salto gigante no mundo mobile. Claro que a velocidade de navegação não era como a atual e, como era algo novo, as páginas não se adaptavam responsivamente a tela do aparelho, ficando complicado a utilização do recurso, que foi muito aclamado.

iPhone 10 anos - Internet
iPhone 10 anos – Internet

A conectividade do aparelho foi o recurso chave para permitir o funcionamento de aplicativos hoje indispensáveis como a App Store, Mapas, App do Tempo, entre outros..

Curiosidades

Embora tornar o telefone customizável fosse um dos maiores desejos da maçã, na primeira versão do sistema do iPhone, não era possível alterar o plano de fundo do aparelho, sendo sempre a cor preta. A “novidade” só chegou com a apresentação do iPhone 3G.

A Apple levava tão a sério a integração entre iPod e Telefone que o App de música da primeira verão do sistema se chamava iPod.

Essa foi a nossa contribuição para o evento mundial iPhone 10 anos, esperamos ter trazido toda a nostalgia possível para todos os usuários. Comentem aqui em baixo as suas experiências com vossos respectivos iPhones. <3 #ParabensiPhone