Press "Enter" to skip to content

Como colocar senha em aplicativos no iOS

Giovane Prezotto Francisco 0

Hoje em dia, os celulares se tornaram dispositivos extremamente pessoais na vida das pessoas, algumas vezes, os dados contidos ali são extremamente íntimos e não devem ser vistos por outras pessoas, a não ser o proprietário. Hoje, vamos ajudar a todos os usuários iOS (iPhone, iPad ou iPod) a adicionar senha em aplicativos nativos e baixados!

Senha em aplicativos, mas sem Jailbreak

Todo mundo sabe que existem uma infinidade de aplicativos de segurança na loja Cydia, o lado negro do iOS. Porém também sabemos que realizar qualquer procedimento não autorizado pela Apple faz com que o usuário coloque em risco não só a garantia do aparelho, mas também o funcionamento do mesmo.

Logo, este artigo mostrará somente alternativas seguras e autorizadas pela Apple para adicionar senha em Aplicativos.

Aplicativos nativamente protegidos

Apesar de quase ninguém conhecer, alguns aplicativos do iOS já possuem nativamente uma opção de desbloqueio somente com senha. Em iDevices mais novos, já é possível fazer o desbloqueio através do Touch ID, o sensor de biometria que substitui as senhas, como é o caso do Notes.

Protegendo notas com senha
Protegendo notas com senha

Não só os aplicativos nativos, algumas aplicações baixadas da App Store também já oferecem a opção de configurar uma senha para desbloqueio, como é o caso do App Nubank,que oferece além da possibilidade de desbloqueio por código, também por impressões digitais.

Nubank no Apple Pay
Nubank no Apple Pay

Logo, é sempre bom antes de baixar qualquer alternativa pesquisar e dar uma olhada nas configurações do App a ser protegido!

Restrições no iOS

Painel de restrições - iOS
Painel de restrições – iOS

Claro que a maioria dos Apps no iOS não possuem uma verificação por senha ou digitais. Para a Apple, se o usuário saiu da tela de bloqueio e teve acesso ao sistema, não há necessidade de novas autenticações, porém todos nós sabemos que não é bem assim.

Se você possui um iPhone com a versão superior a 6 (iOS 8+) e o mesmo não tiver proteção nativa, é só navegar até: Ajustes > Geral > Restrições. As configurações de restrições foram criadas para evitar que crianças tenham acesso a certos conteúdos ou aplicativos, permitindo pais maior controle sobre o que os filhos podem ver. No nosso caso, ao permitir as restrições, ele automaticamente protege com senha os aplicativos selecionados!

Lembrando que, é extremamente importante lembrar o código de restrições para evitar problemas, caso esquecido, será necessário a restauração do dispositivos. Também é importante ressaltar que o usuário só deve selecionar os aplicativos que quer proteger.

Deixe nos comentários as dúvidas relacionadas, responderemos todas! 😉