Não dá para negar: a próxima atualização do iOS está sendo uma das mais esperadas pelos donos de aparelhos da Maçã, principalmente por conta da promessa por mais controle da bateria e correção de bugs. Mas parece que não é só isso que a Apple irá entregar para seus usuários. A atualização para o iOS 11.3 virá repleta de novidades envolvendo os famosos Animojis, uma nova versão do ARKit, entre outras pequenas mudanças.

Separamos abaixo algumas das funcionalidades que foram anunciadas recentemente pela empresa.

Maior controle da bateria

Depois da polêmica envolvendo a redução de performance dos iPhones, a Apple decidiu disponibilizar mais informações sobre a saúde da sua bateria. Fizemos um post completo sobre esse assunto aqui e como ele mudará o desempenho do seu celular — clique aqui para conferir.

Novos Animojis

Se você é fã dos Animojis aqui vai uma boa notícia, no iOS 11.3 será possível usar mais quatro emojis animados: leão, urso, dragão e caveira. Os Animojis usam o sistema da câmera TrueDepth no iPhone X para funcionar, o que permite maior precisão na reprodução dos movimentos faciais.

Essa adição vem para se unir aos 12 Animojis já existentes, totalizando 16 personagens para utilização.

Novos Animojis do iOS 11.3
Novos Animojis do iOS 11.3 | Fonte: Apple/Clube do iOS

Melhorias no ARKit

Com a chegada do iOS 11, a Apple prometeu deixar a tecnologia de realidade aumentada mais acessível ao público. No iOS 11.3 essa promessa continua, visto que eles disponibilizaram novas funcionalidades aos desenvolvedores. Antigamente, os Apps que utilizavam essa ferramenta só podiam mostrar os modelos em 3D em locais planos retangulares, como pisos e mesas. Agora, no ARKit 1.5, será possível renderizar esses modelos em paredes e locais com formatos mais irregulares, como mesas redondas.

Além disso, o iOS 11.3 também permite que apps leiam placas, imagens e pôsteres, e usem o ARKit para interagir com estes objetos com maior precisão.

O ARKit 1.5 permite uma maior imersão do usuário
O ARKit 1.5 permite uma maior imersão do usuário | Fonte: Apple

Outras novidades que chegarão no iOS 11.3

A Apple também anunciou novas funcionalidades para apps já existentes, confira:

O app de Mensagens permitirá uma comunicação direta com empresas com a implementação da nova ferramenta Business Chat.

O Apple Music agora oferta vídeos musicais, e também a possibilidade de criar playlists com eles.

O AirPlay 2 irá chegar junto do iOS 11.3, permitindo que vários dispositivos reproduzam áudio ao mesmo tempo.

Algumas novidades anunciadas pela Maçã ainda não foram confirmadas para o Brasil, como melhorias no app de Saúde e Notícias.

Disponibilidade do iOS 11.3

O iOS 11.3 já está disponível apenas para desenvolvedores, porém sem a função de gestão da bateria, e em breve estará disponível em beta público – temos um artigo ensinando como se tornar um usuário beta.

A atualização está programada para chegar para todos os usuários durante o outono, e estará disponível para os seguintes dispositivos:

  • iPhone 5s e posterior
  • Todos os modelos de iPad Air e iPad Pro
  • iPad da 5ª geração
  • iPad mini 2 e posterior
  • iPod touch da 6ª geração

Vale ressaltar ainda que o iPhone 5s não receberá a opção de gerenciamento da bateria, sendo essa uma funcionalidade exclusiva para iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

Essa, provavelmente, será a última grande atualização do iOS 11, visto que novidades e melhorias significativas estão estimadas para chegar nela.