Lentidões, travamentos, queda no desempenho da bateria… todos estes são problemas que atormentam qualquer dono de dispositivo eletrônico atualmente. Entretanto, existe uma técnica que pode ajudar a minimizar e, em alguns casos, até mesmo eliminar todas essas situações inconvenientes: a instalação limpa.

Esse método consiste em restaurar completamente seu iPhone ou iPad, limpando todos os dados presentes no dispositivo, e instalar a versão mais recente do iOS em seguida. Assim, será como se seu aparelho tivesse acabado de sair da loja, sem configurações e arquivos desnecessários e com uma melhor performance.

Por que fazer a instalação limpa do iOS?

Uma das vantagens de ser dono de aparelhos da Apple é a sua constante preocupação em sempre atualizar seus iDevices com novas funcionalidades. Contudo, a cada atualização diversos dados antigos e corrompidos começam a se acumular no sistema. Isso acontece por conta dos backups que o próprio iOS realiza para que você não perca seus dados pessoais durante a atualização.

Ao longo do tempo, esses arquivos corrompidos começam a atrapalhar seu dispositivo, pois interferem no funcionamento do mesmo. A única solução para remover esse “lixo” acumulado é, então, realizar a instalação limpa. Se seu aparelho tem mais de um ano de uso, e/ou sofre com engasgos e lentidão, esse método é perfeito para você.

Todos os dados presentes no seu dispositivo serão apagados

Não tem jeito: todos os apps, fotos, dados e conversas serão apagados. Isso é essencial para que todos os arquivos corrompidos não permaneçam no sistema após a instalação limpa.

Então, caso você queira salvar algum dado importante será necessário realizar um backup manualmente no seu computador ou na nuvem.

O que é possível restaurar

✅ Fotos; conversas do WhatsApp, Messenger,…; Configurações salvas no iCloud (contatos, notas e lembretes, calendário, senhas,…); dados dos apps de Saúde e Atividades; configurações do Apple Watch

O que não é possível restaurar

❌ Qualquer dado ou configuração que não esteja salvo em outro lugar; configurações do TouchID/FaceID; Conversas do iMessages e SMS

Caso não tenha espaço no iCloud para salvar suas fotos, utilize o Google Photos, OneDrive ou outro app de sua preferência. Se deseja realizar um backup dos dados de Saúde e Atividade, o programa Decipher Activity Transfer é perfeito para isso – clique aqui para baixar (em inglês).

Atenção: atualize seu iPhone/iPad para a versão mais recente do iOS antes de realizar o backup e/ou a instalação limpa.

Como realizar a instalação limpa

Agora que você já sabe todas as vantagens e desvantagens da instalação limpa, e se certificou que todos seus dados importantes estão salvos, está na hora de realiza-la. Para isso, você vai precisar de:

Além disso, certifique-se que tenha tempo livre para realizar a instalação limpa, pois ela pode demorar um pouco mais do que o esperado.

Primeiramente, conecte seu iPhone/iPad no computador, abra o iTunes e clique no ícone indicado abaixo:

Em seguida, clique em “Restaurar iPhone”. Assim, após o iTunes baixar da internet a versão mais recente do iOS, ele irá apagar todos os dados do seu celular e instalar o sistema novamente. Mantenha seu dispositivo conectado no computador durante todo o processo para evitar erros.

Clique em Restaurar iPhone

Caso a mensagem de erro “Desative ‘Buscar iPhone’” apareça, em seu dispositivo iOS vá em Ajustes > [seu nome] > iCloud > Buscar iPhone e desative essa função.

Por fim, após o iTunes instalar o iOS e seu aparelho reiniciar, desconecte o cabo Lightning do seu computador e siga as instruções da configuração inicial. Ao chegar na tela de “Configure seu iPhone”, não se esqueça de selecionar “Configurar Como Novo iPhone”. Se você restaurar o backup do iCloud, a instalação limpa não irá ter efeito algum em seu dispositivo.

Aproveite seu “novo” aparelho

Pronto! Assim que terminar, seu iDevice estará livre de arquivos corrompidos e pronto para ser utilizado novamente. Suas configurações que estavam salvas no iCloud serão baixadas automaticamente, bem como as fotos que estão salvas na Fototeca. Alguns apps que possuem a opção de salvar dados na nuvem, como redes sociais e aplicativos de armazenamento, também irão resgatar esses dados assim que você os instalar.

Algumas dicas para você aproveitar ainda mais a instalação limpa:

  • Instale apenas os apps que você considera essenciais
  • Não baixe todas as fotos disponíveis na Fototeca do iCloud, ou em outro serviço de armazenamento, no seu dispositivo.
  • Faça a instalação limpa anualmente, ou em toda grande atualização do iOS

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de comentar aqui na postagem!

Fonte da imagem: Digital Trends