Após duas semanas do anúncio do iOS 11.3, a Apple liberou a segunda versão do sistema operacional, ainda em teste, para seus usuários beta. Além de melhoras na performance e outros ajustes, agora já é possível ter uma maior visão sobre o desempenho e a bateria do seu iPhone.

Assuma o controle da bateria e do desempenho do seu celular

A primeira aparição do aguardado gerenciamento da bateria mostra exatamente o que a Maça nos prometeu. Na tela Saúde da Bateria, que você pode encontrar ao acessar os Ajustes > Bateria, podemos verificar a integridade da bateria, em porcentagem, na parte de Capacidade Máxima. Logo abaixo, temos a informação da Capacidade de Desempenho de Pico – e é ali onde está o controle de desempenho do seu celular.

Tela de Saúde da Bateria no iOS 11.3
Tela de Saúde da Bateria no iOS 11.3 beta 2

Na seção de Capacidade de Desempenho de Pico, o iOS irá mostrar 5 informações distintas que variam de acordo com a saúde da sua bateria. Assim, dependendo da capacidade máxima, o iPhone irá exibir uma dessas informações nas seguintes situações:

  • Capacidade Máxima normal – quando a capacidade máxima da bateria estiver dentro dos limites, o iOS não irá reduzir o desempenho do seu celular. Nenhuma ação é necessária.
  • Gerenciamento de desempenho aplicado – o gerenciamento será automaticamente ativado quando houver qualquer desligamento inesperado relacionado à bateria do seu celular. Você poderá desativá-lo a qualquer momento.
  • Integridade da bateria desconhecida – o iOS não consegue gerenciar o desempenho do aparelho quando não é possível verificar a procedência da bateria.
  • Gerenciamento de desempenho desativado – essa informação aparece quando você desativar o gerenciamento de desempenho. O sistema irá ativá-lo automaticamente quando houver um desligamento inesperado relacionado à bateria.
  • Integridade da bateria diminuída – quando a capacidade máxima da bateria diminuir, essa mensagem irá te avisar que está na hora de trocar sua bateria para melhorar a performance do seu celular. Você ainda poderá desativar o gerenciamento do desempenho.

Uma ferramenta para todos, exceto o iPhone 5s

No iOS 11.3 beta 2, a Apple trouxe uma solução prática e fácil para todos os tipos de usuários do iOS. Através de uma interface simples, é possível ter controle de como o sistema lida com o desempenho do aparelho e visualizar a saúde da bateria. Vale ressaltar que essa ferramenta ainda está em beta, e a Apple pode adicionar novas funcionalidades e melhorias no futuro.

Contudo, nessa beta foi possível confirmar a exclusão dessa funcionalidade para os donos do iPhone 5s, mesmo o aparelho recebendo a atualização 11.3. A Maça ainda não se pronunciou sobre o porque dessa decisão, mas rumores apontam que o 5s não seria capaz de ter uma boa performance sem o gerenciamento do desempenho de pico. Os aparelhos que receberão essa ferramenta, por enquanto, são: iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus e o iPhone SE.

Se você é um daqueles que não consegue esperar, já pode testar essa e outras novidades do iOS 11.3 beta 2! Temos um tutorial ensinando como ser um usuário beta – clique aqui para ver.