A Apple já é conhecida por lançar diversas atualizações para seus dispositivos. Entretanto, uma dessas surpreenderam os usuários de iDevices: nessa madrugada de quinta para sexta aqui no Brasil, uma atualização de fuso horário foi liberada para diversos dispositivos.

Porém, como muitos não estavam esperando por esse update, alguns usuários ignoraram esse alerta ou até mesmo desconfiaram que ela poderia ser algum malware. A boa notícia é que não há motivos para pânico – e nós vamos explicar o porquê!

O que é a atualização de fuso horário

Como o próprio site de suporte da Apple explica, quando algum país atualiza suas informações de fuso horário é necessário atualizar esses dados no seu dispositivo. Para que você não tenha o trabalho de fazer isso manualmente, a Maça realiza essas modificações automaticamente no seu iDevice e, para aplicá-las, basta reiniciar seu aparelho.

“Caso um país, governo ou região anuncie uma alteração relacionada à hora, como uma alteração no fuso horário ou o início do horário de verão:

– A Apple enviará uma atualização de fuso horário para o dispositivo.

– O dispositivo exibirá um alerta dizendo que informações atualizadas de fuso horário estão disponíveis.” – Apple

O governo brasileiro recentemente anunciou que, esse ano, o horário de verão irá começar no primeiro domingo de novembro, e não no terceiro domingo de outubro como já era de costume. Assim, a Apple se prontificou para ajustar essa informação em seus sistemas, e é por isso que você recebeu o alerta para atualizar o fuso horário do seu dispositivo.

Não atualizou o fuso horário? Sem problemas.

Se você foi um dos usuários que ignorou o aviso da atualização, não tem problema. Ela será automaticamente instalada da próxima vez que você reiniciar seu celular. E não tem como escapar: essa mudança é necessária para que o seu sistema e seus aplicativos continuem funcionando normalmente. Diversos apps, como WhatsApp e Facebook, não funcionam caso as informações de data e hora do seu sistema estejam erradas.

Vale lembrar que essa atualização não prejudica a performance do seu iDevice, visto que ela é apenas uma mudança na configuração do sistema.